Artigos

O Topo


Ser bem sucedido e alcançar uma posição mais elevada não é uma tarefa fácil. É preciso técnica, humildade e, sobretudo, uma estratégia vencedora, dotada sempre de um “plano B”.

 

Muitos até conseguem chegar ao topo, o desafiador é manter-se por lá. Segundo Ram Charan*, os líderes precisam identificar e adorar mudanças, pois “nenhum atleta se torna campeão sem ritmo, disciplina e determinação para treinar, treinar e treinar.”É na perseverança que se destacam os melhores!

 

Um bom projeto, desenhado e trabalhado em sessões de coaching ajuda a traçar o caminho a ser seguido. Mas lembre-se sempre: cuidado com o que você deseja, um dia pode se realizar!

 

Transformar o presente, o passado e definir o futuro está em nossas mãos. 

 

Um bom líder, em primeiro lugar, sabe amar a mudança. E, além disso, sabe criar a mudança! Afinal, quem foi que disse que em time está ganhando não se mexe? 

 

Além disso, manter uma agilidade para mudar também faz grande diferença! Um passo importante na construção da trajetória é avaliar, de tempos em tempos, o seu desempenho. Seja através de feedbacks, observações, planejamento; enfim, periodicamente constate e reorganize aquilo que não está levando ao resultado que você busca.

 

Tenha apenas de 3 a 5 prioridades predominantes. Se você as tiver definidas com clareza, sem dúvidas isso será revertido em resultado rapidamente. Bill Gattes, da Microsoft, quando começou tinha apenas uma prioridade: um computador para cada um dos seus funcionários. 

 

A partir daí, as coisas começaram a funcionar com eficiência.

 

Outra realidade de um caminho de sucesso, para ser um bom líder, é saber que, mais cedo ou mais tarde, você terá que reposicionar seu negócio. Qualquer pessoa hoje tem acesso à informação instantaneamente. Perceba como muitas empresas não conseguem se reposicionar porque ficam paradas no tempo e não buscam informação. Como você se atualiza? Nos Estados Unidos, a indústria de livros está sendo impactada pela Apple e sofre com isso. E a Apple se tornou a empresa mais valiosa do mundo. Isso é posicionamento e reposicionamento do negócio. 

 

Uma das características mais fortes em um líder é inspirar pessoas. Portanto, inspire, amplie seu potencial, ouça. Por mais brilhante que você seja, é líder de pessoas e são elas que impulsionam o seu negócio para o rumo que você definir. Aprenda a unir pessoas, estratégias e operações. Também esteja preparado para gerenciar extremos e seja curioso. Onde quer que você vá, independente do círculo social, é preciso fazer perguntas, ser curioso, estar atento a tudo e a todos.

 

E, por fim, tenha o pulso de um líder e a humildade de um gigante. Você não é líder, você está líder. A liderança é uma arte que se pratica.

 

*Ram Charam é consultor de muitos dos maiores CO’s e diretores corporativos do mundo. É autor/coautor de 16 livros. Foi professor da Wharton, da Kellogg School of Management e do GE Leadership Center. Charam é formado pela Harvard Bussiness School.

 

 



  • Publicado em 10/09/2013

voltar